domingo, 20 de setembro de 2009

Oi gurias e guris, hoje estou continuando minha primeira contribuição neste fórum.
Minha intenção, e muito menos pretensão é produzir um vídeo cinematográfico, mas sim mostrar que é possível gravar apresentações dos alunos, brincadeiras recreativas e educativas, atividades físicas, culturais, isto graças a evolução tecnológica que evoluiu ao ponto de que com aparelhos simples se possa fazer pequenos vídeos. Porque antigamente só se via vídeos no cinema, inclusive até um jornal antes do filme era passado aos expectadores, com a chegada da TV, mudou para telespectador e em breve com a TV digital será possível interagir com a tela. Quanto ao vídeo nem se fala, pois ele está presente em quase todos os lugares, ou seja, câmeras escondidas em elevadores, lojas, bancos, escolas, etc. Este tipo de arte seria impraticável a algumas décadas atrás, mas graças a conexão que celulares, câmeras digitais, pen drive, MP 3, DVD tem com o computador, a mesma está presente no nosso cotidiano. A arte está nas pessoas que utilizam pincéis, lápis, câmeras ENTERs para expressar suas idéias e sentimentos. Assim é que o vídeo também pode estar na arte, a arte no vídeo.

No dia 12/09 fiz um levantamento junto aos alunos do Pré, pra ter conhecimento do que eles sabiam da cultura gaúcha. Eles sabem muitas coisas como: costumes, indumentária, culinária. Pedi que alguém da família escrevesse em seus cadernos três ditados gaúchos e uma poesia, verso ou conto, no outro dia só um levou a tarefa pronta para a sala de aula.No mesmo dia ensinei pra eles o parabéns gaudério e também contei a lenda do Negrinho do Pastoreio, que inclusive nenhum deles conhecia. A partir daí combinamos que eles iriam ensaiar a apresentação de uma peça teatral desta lenda e partiu de um aluno a idéia de apresentar para os alunos do 1º ano. Todos os dia durante uma semana aconteciam ensaios onde eles iam criando a apresentação.
Comentei com minhas colegas e e resolvemos que dia 19/09/2009 aconteceria na escola uma Mateada Cultural e cada professor, turma ou aluno iria demonstrar de alguma maneira o que sabe da cultura de nosso Estado. No dia 18/09 os alunos ensaiaram a peça, usando o microfone, que fez o maior sucesso ( se a gente conseguisse saber tudo que se passa nas cabecinhas deles, porque pra eles foi o máximo estarem fazendo uso deste instrumento).
No dia 19/09 eles apresentaram e o vídeo produzido está nesta contribuição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é interagir, sempre que possível peço que faça seu comentário. Obrigado.